Livros que você precisa ler

Baleias na Praia

Rakesh Chandresakhara

Baleias na praia – 2001– Editora Delfos

(1965)

Índia.

Novos Jardins, a complexa e brilhante recriação do universo de Charles Dickens passada em um reformatório em Calcutá valeu a Chandresakhara a atenção do público europeu. Mas foi com Baleias na Praia que o escritor indiano formado em física pela Universidade de Saint Louis conseguiu os aplausos da crítica especializada. Cômico e trágico quase em iguais porções, o livro é, entre várias outras coisas, uma imensa enciclopédia de escritores. O tom é dado desde o início em curtos verbetes que, interligados, compõem uma história de amor à literatura. Chandresakhara é particularmente feliz na exibição de um grande painel da literatura atual e seus anseios. Com uma linguagem fortemente impregnada de cacoetes da Wikipedia, o romance demorou 12 anos para ficar pronto. O vasto leque de personagens faz de Baleias na Praia uma agradável surpresa ao leitor mais exigente apesar do excesso de um livro quase tão extenso quanto Guerra e Paz. O autor, hoje com pouco mais de 40 anos, vive em um bairro ao sul de Londres.

Trechos:

“Falhou ao persuadir a BBC para que lhe concedessem verbas para a realização de documentários, e iniciou-se como tradutor.” (pág 39)

“…os amigos o descrevem também como um ativista ambiental, um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes.” (pág 197)

“Conhecido como escritor da Irlanda do Norte, deu-se a conhecer com romances de teor romântico, cobrindo temas relacionados com a adolescência, entre os quais se destaca Soul Park.”  (pág. 687)

Tradução: Antonio Marcos Pereira

Anúncios

Um comentário em “Baleias na Praia

  1. m.
    15/08/2008

    que letrinha é essa! assim, só com lupa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 15/08/2008 por .
%d blogueiros gostam disto: