Livros que você precisa ler

Trecho inédito do novo livro de Martii Pallasmaa

pallasmaa2

O blog aproveita que o ano começa agora, depois do carnaval, para adiantar trecho do livro inédito do finlandês Martii Pallasmaa. O autor de Saippuakauppias (ou o Vendedor de Sabão) pretende chamar sua nova obra, uma espécie de autoficção poética, simplesmente de Eu. Vamos ao trecho:

 

“Você me viu nascer, mãe*.

*O brilho-faco, o risca-vista, o querunhém (cf. Morrer)

Viveu-me com a serpente* crescendo-lhe na medula, o susto, na madrugada, degraus de febre, o solitário soluço, todos, a correr.

*O zoológico impossível aos doze: dois catetos e uma hipotenusa. Animais que não se sabem: pálpebras, omoplatas e cotovelos (ver Placenta).

Eu aos três. Babalciando. O nhém de neném aí. Paratudo, a fome*. Só. Ela.

*Loba em pele de ovelha negra, as ovelhas pulando a cerca para o lado mais verde do sonho.

Eu, um animal. Não deito pedra sobre faísca, deixo centelha, seixo na água branca do teu olho. EU 2 ANOS.

Eu, 36 anos. A lógica da física quântica não faz sentido no mundo das coisas grandes. Só faz sentido no mundo das coisas absurdamente pequenas, como o mundo das partículas subatômicas e o mundo dos beija-flores. Estes estão em todos os lugares ao mesmo tempo. Em todos os lugares e nenhum. É impossível saber com precisão a posição e o momento de um beija-flor. Como as palavras, os beija-flores vivem ao mesmo tempo no plano natural e espiritual. É um beijo incerto voando de flor em flor. É uma palavra que, em si, já é poesia: beija –flor*.

*Animalzinho, eu. 2 ANOS. Machorro. 65 anos. Você não está mais lá, mãe (Mãe. Pl. Beijos).”

A tradução, ainda sem editora brasileira, é de Moacir Palmeira Jr.

Um comentário em “Trecho inédito do novo livro de Martii Pallasmaa

  1. Danilo Portela
    02/03/2009

    É incrível como Pallasmaa consegue ser tão profundo jogando com palavras aparentemente tão infantis, como no trecho: “O nhém de neném aí.” Adorei o livro.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 27/02/2009 por .
