Livros que você precisa ler

Mr. Kalashnikov

Mohammed Ibn Baruk

Mr. Kalashnikov – Dois Pontos Editora- 2009

Sudão

(1979)

A literatura mundial já teve cães, gatos e até defuntos como narradores. Mas provavelmente é em Mr. Kalashnikov, primeiro romance do sudanês Mohammed Ibn Baruk, que temos pela primeira vez um rifle automático falando em primeira pessoa dentro de um livro. E falando muito, quase sem parar, quase que só com vírgulas e pouquíssimos pontos. O livro começa com uma modelo russa, que posa para revistas eróticas, empunhando a arma. Depois da sessão de fotos a AK-47 vai parar no Sudão, durante o cerco à região de Darfur, onde passa pelas mãos nervosas de um janjaeweed adolescente que a trata como se fosse a primeira mulher, atravessa a fronteira do Chade e serve de instrumento de poder para um golpe de estado sanguinário em que há até canibalismo, migra para a Somália e é usado por piratas no ataque a um navio britânico. O narrador, por fim, conta como foi desarmado por uma capacete azul australiana de corpo longilíneo. Apesar do tema forte e trágico, Ibn Baruk consegue imprimir algum humor e lirismo à sua história. Para o leitor brasileiro há um curioso bônus: a epígrafe é retirada de Machado de Assis: “O cinismo é a sinceridade dos patifes”.

Trechos:

“Natasaha, Natasha, Natasha, Natasha, Natasha, Natasha, faz carinha de menina má, uniforme militar, em cima do tanquinho de guerra, nisso é o que foi dar a toda poderosa União Soviética.” (Pág. 07)

“As mãos suadas, aquele suor grosso como sangue…” (Pág. 65)

“Eu soprando e assoviando, cuspindo na cara desses panacas, o circo chegou, planto flores, narizes de palhaço, pinto o mundo de molho de tomate, izvinite, izvinite, izvinite.”  (Pág. 75)

Um rifle automático é o personagem de Ibn Baruk

Um rifle automático é o personagem de Ibn Baruk

Tradução: Miguel Perdigueiro.

Anúncios

Um comentário em “Mr. Kalashnikov

  1. Pingback: Mr. Kalashnikov lançado em versão pocket « Livros que você precisa ler

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 13/04/2009 por .
%d blogueiros gostam disto: