Livros que você precisa ler

Alamares

capa_nao_encontrada5

Erskine Blanch

Alamares – Editora Alves & Cia – 2003.

Austrália

(1966)

Enquanto o narrador, chamado apenas de J, se esforça para narrar os acontecimentos, as palavras lhe escapam. A situação começa a mudar com a sua chegada no cemitério da cidade. Como o Dr. Frankenstein, J constrói um monstro a partir de partes dos corpos de escritores mortos. O livro se organiza como um palimpsesto em que cada capítulo mimetiza o estilo de um dos escritores citados na construção do monstro: Borges, Proust, James Joyce, William Burroughs, Raymond Chandler e D.H Lawrence são só alguns. Alamares é um livro sobre a situação da arte atual e aposta no plágio e na colagem como únicas soluções possíveis. A linguagem de Blanch tem como forças motizes a história, a literatura, a filosofia zen, as histórias de terror em quadrinhos e a ficção científica de Flash Gordon. Isso tudo é costurado com rigor e tecido de forma subversiva, repleto de citações quase desconexas entre si. O autor vive hoje nos subúrbios de Sidney e apresenta um programa de variedades na TV.

Trechos:

“Meu alívio naquele dia aquoso em que criei o monstro foi incomensurável. Eu estaria – pelo menos por um bom tempo – livre do horror .” (Pág.82)

“Embora os olhos fossem os órgãos supremos na minha criatura, foi antes os cheiros e ruidos que lhe despertaram a consciência. Havia o cheiro mofado e cansado da velha madeira envernizada nos dormitórios e os sons noturnos do sino que tocava… ” (Pág.90)

“Mesmo se isto fizer você explodir, não me conterei desta vez, para dizer você despertou em mim uma espécie de piedade .” (Pág.194)

Nabokov é um dos escritores citados (e plagiados) em Alamares.

Nabokov é um dos escritores citados (e plagiados) em Alamares.

Tradução: Marcelo Seixas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 27/04/2009 por .
%d blogueiros gostam disto: