Livros que você precisa ler

A esperteza de Baubier com as mulheres

capa_nao_encontrada1

Herbert Jauréguiberry (Acton Wildfall)

A esperteza de Baubier com as mulheres – Heliofax – 1985.

França

(1927 – 2001)

Morto em 2001, Jauréguiberry é um romancista pouco conhecido fora da França. O seu A esperteza de Baubier com as mulheres foi lançado na Europa em finais dos 70, sob o pseudônimo de Acton Wildfall. Mas só foi traduzido para o português em 1985, pela antiga editora Heliofax. É um livro de pouco mais de cem páginas narrando o encontro do personagem Baubier com uma mulher, recheado de pensamentos de um e de outro, sem nunca haver um diálogo de fato. O livro vendeu relativamente bem na França e na segunda edição recebeu um posfácio  do crítico Julian Cardoni, que escreveu: “Os personagens, suas fraquezas, seus vícios, são apresentados como são”. Jauréguiberry utiliza, muitas vezes, convenções da literatura policial para fazer seu personagem perscrutar a mente da mulher e vice-versa. O romance enerva pela sua habilidade de manipular o leitor a aceitar a lógica dos loucos. Os traumas emocionais dos personagens também não encontram nenhuma redenção no final.

Trechos:

“Baubier tinha reservado uma mesa no restaurante mais caro da cidade. Enquanto escolhia a mesa, pareceu notar um piscar de olhos entre dois garçons. Será que ela sempre vem aqui, semana a semana, com outros homens? Deve ser uma aprovação, coisa de homem, sem dúvida acharam ela atraente, eu estou orgulhoso, eu deveria estar, mas eles não tiram os olhos dela, nunca vi os garçons olhando, mas podem olhar sempre que me viro e pensar: que puta, que corno .” (Pág.45)

“O piscar de olhos entre os garçons ainda beliscava a sua alma. Bebeu um pouco de vinho e achou que sentia um leve gosto de urina. ” (Pág.70)

“Não saboreou o que comeu, aliás, pouco comeu, estava distante, não tentou segurar a mão dela, será que ele é gay ou algo parecido, psicopata, canibal, pedófilo, parece olhar nervosamente para os garçons de vez em quando…” (Pág.96)

Tradução: Bia Marzagão.

O autor pouco antes da sua morte

O autor pouco antes da sua morte

Anúncios

2 comentários em “A esperteza de Baubier com as mulheres

  1. Silvinha
    14/05/2009

    adorei!!!!
    já salvei o site entre os meus favoritos.
    beijo

  2. Bernardo
    13/09/2011

    Valeu, Silvinha. Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 06/05/2009 por .
%d blogueiros gostam disto: