Livros que você precisa ler

Eu matei Raymond Carver

BALEIAS NA PRAIA cópia

Rakesh Chandresakhara

Eu matei Raymond Carver – Ed. Delfos – 2009.

Índia

(1965)

Este blog acaba de confirmar que está no prelo, pela Editora Delfos, a primeira edição em português do último livro do escritor indiano Rakesh Chandresakhara, que já apareceu por aqui com o novo clássico Baleias na praia. Uma mulher se entrega à polícia de Clatskanie, Oregon, alegando ter matado o escritor Raymond Carver. No ato de confissão, desenrola-se toda a ação do livro. Chandresakhara, em entrevista ao crítico Julian Cardoni, já comparou a estrutura do seu novo romance a um orgasmo. Eu matei Raymond Carver é inconfundivelmente uma obra dele, mais do que qualquer um dos seus livros.

Trechos:

“É que às vezes, seu polícia, às vezes eu penso nesse meu corpo como o corpo de outra pessoa, já morta.” (Pág. 24)

“Foi com um lápis, senhor, sim, senhor, sim. Bem aqui no olho.” (Pág. 58)

“Eu usava um disfarce, como o Fantasma fazia para encontrar Diana .”  (Pág. 95)

Tradução: Marcondes Peçanha Filho.

5 comentários em “Eu matei Raymond Carver

  1. Marco Polli
    22/06/2009

    “Eu matei Raymond Carver” não é aquele livro do tipo insuperável, pois assim está qualificado na ficha catalográfica? Ou estou me confundindo?

  2. Bernardo
    22/06/2009

    Exatamente, Polli. Já o livro anterior do autor, cuja imagem está estampada no blog, é um divisor de águas, como dizem na academia.

  3. Marco Polli
    22/06/2009

    Boa!

    (gostei, vou reciclar essa idéia)

  4. Marco Polli
    24/06/2009

    Só agora me toquei que dizer que um livro é um divisor de águas é o mesmo que compará-lo a Moisés.

  5. Alysson
    08/10/2009

    Especialmente porque uma baleia encalhada numa praia vai dividir, estancar e atrapalhar todo o curso da água…

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 22/06/2009 por .
