Livros que você precisa ler

Morreu Martii Pallasmaa

pallasmaa

Morreu nesta madrugada o escritor finlandês Martii Pallasmaa. Nascido em 1940, o autor ficou conhecido como a ovelha desgarrada do Oulipo, a Oficina de Literatura Potencial de Gorges Perec e Raymond Queneau. Com Saippuakauppias (ou O vendedor de Sabão em português) Pallasmaa foi indicado para o Prêmio Oslo de Literatura. O livro foi filmado por David Lynch, mas nunca exibido nos cinemas. O Vendedor de Sabão foi, ainda, considerado um dos 100 romances do século pelo Clube do Livro de Ohio e influenciou a escola literária chinesa conhecida como Os Silabistas. Martii Pallasmaa morreu em casa, na cidade de Jyväskilä. A causa foi insuficiência pulmonar e falência múltipla dos órgãos. O grande escritor finlandês trabalhava em um romance chamado Todos os diabos dançam com sinetas, que deixou inacabado com apenas 16 páginas. A editora pretende lançá-lo assim mesmo e em edição de bolso.

Anúncios

3 comentários em “Morreu Martii Pallasmaa

  1. Alysson Oliveira
    19/08/2009

    Não por nada,mas vcs deviam ter avisado que o cara tinha subido no telhado… Pô, um sujeito que está entre os 100 do clube do livro de ohio, não é pra qualquer um.

    Os Silabistas é fundamental para a formação de qualquer leitor.

  2. tiago a.
    09/10/2009

    Tive a honra de, a convite deste blog, entrevistar o grande Martii (clique no meu nome) e estou muito abalado por este seu falecimento súbito. Segundo as notícias que tenho visto, há mais valor nas 16 páginas de “Todos os diabos dançam com sinetas” do que nas obras completas de muito autor por aí. Martii fará muita falta. É um acinte que sua obra ainda não tenha sido traduzida e divulgada no Brasil. Espero que ele receba agora, das editoras brasileiras, o tratamento que lhe negaram em vida.

  3. Bernardo
    12/10/2009

    Mais uma vez obrigado por colaborar com este blog, Tiago A.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 06/08/2009 por .
%d blogueiros gostam disto: