Livros que você precisa ler

Manual de escrita sórdida

O editor deste blog aproveitou o período de férias para garimpar novidades em Portugal. Por lá sabe-se que a editora Irmãos Rocha vai publicar o último livro escrito pelo americano James Edwin Jones, autor do novo clássico Discurso Indireto Livre. O lançamento em questão é Manual de escrita sórdida, um catatau de mais de 600 páginas, que tem a vida de um escritor em crise narrada pelo próprio livro. A linguagem de Jones é devedora de Kerouac, já os temas se aproximam aos do Oulipo. O Manual de escrita sórdida ainda não tem data prevista de publicação no Brasil.

Trecho: “Ele vem, dia a dia, tenta encontrar-me, uma voz, diz ele, uma coisa qualquer, resmunga, um personagem fajuto, talvez, mas ele, não me quer de verdade, porque, se quisesse, teria, mas prefere o uísque barato e o sexo casual.”

capa-jones

Anúncios

3 comentários em “Manual de escrita sórdida

  1. Leandro Oliveira
    09/10/2009

    Creio que esqueceram uma vírgula no final: “mas prefere, o uísque barato e o sexo casual.” O estilo clássico de James Edwin Jones fica bastante evidente neste trecho.

  2. Bernardo
    12/10/2009

    Não foi bem uma falha do nosso editor, Leandro. Após pesquisar em cópias diferentes mandadas para seis editores diferentes pudemos constatar que elas trazem pequenas direfenças. Uma delas: “mas, prefere, o uísque barato e o sexo casual”. Outra: “mas prefere, o uísque, barato, e o sexo, casual”. A intenção do autor parece ser a de nunca repetir o mesmo texto, de modo que apenas um seja o escolhido para publicação.

  3. Orf
    17/01/2014

    Cada dia melhor. Acho que já merece uma antologia – física e ebook – para podermos desfrutar com mais vagar tantas resenhas de livros imperdiveis.
    De antemão já encomendo uns 3 exemplares, caso concretize a sugestão, que obviamente você já deve ter pensado.

    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/09/2009 por .
%d blogueiros gostam disto: