Livros que você precisa ler

Agora se usam estas lâminas tão largas

Ulrich Block

Agora se usam estas lâminas tão largas – Ed. Basiléia – 2006.

Áustria

(1950)

Um homem suspeito de matar o romance é preso e segue-se um interrogatório interminável. Agora se usam estas lâminas tão largas é um ensaio em forma de romance com enredo incivelmente simples, onde o austríaco Ulrich Block trata de tudo: pós modernismo, metáforas usadas pelos antigos, sintaxe, novos sabores de sorvete, estilos de nado, literatura húngara, vendedores de peles, pessoas gordas, bioarquitetura, o verdadeiro sexo de Lady Di, uma cidadezinha no interior do Peru, os Morlocks, títulos publicitários, Paul Celan, a origem do idioma proto indo-europeu. A galeria de personagens não poderia ser mais pobre: o policial e o suspeito. Não acontece basicamente nada entre os dois, só uma longa conversa muitas vezes extremamente alta e confusa. Mas a técnica de escrita lembra, em seus melhores momentos, o clássico A vida e as opiniões de Tristram Shandy, de Laurence Sterne. O fluxo da escrita deriva da sua própria torrente caudalosa e irreprimível. Os assuntos não param de proliferar como se numa eterna livre associação de ideias. Agora se usam estas lâminas tão largas parece representar o próprio ímpeto de narrar.

Trecho:

“Não fui eu que o matei, doutor, os mais diversos livros, misturados entre si, formam minha própria vida, meu próprio sorriso amarelo de menino, como matá-lo assim?” (Pág 11)

“Tudo que falamos agora, doutor, é matéria-prima livresca e ficção, por sua vez recheadas de referências diretas aos idiomas, qualquer idioma, sem excetuar-se o mandarim, por, exemplo, zaidjian, oblíquo, como um olho oblíquo, à vida em si, este próprio Livrão.” (Pág. 75)

“A muralha da sintaxe é feita de carne suada.” (Pág. 99)

Tradução: Marcelo Hassler.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 15/03/2010 por .
%d blogueiros gostam disto: