Livros que você precisa ler

Abismados

Emiliano Krajzenberg

Abismados – 2010 – Editora Ícones.

Brasil

(1975)

Abismados é o novo romance de Emiliano Krajzenberg, um dos postulantes do Realismo Inverso, movimento de jovens escritores brasileiros de origem judia que propaga a realidade única da linguagem. Abismados trata de morte de João e do regresso da sua filha Maria à terra natal, a cidade do Recife. A jornada só traz preocupações à jovem – amaldiçoados por João, seus irmãos Pedro e Paulo se desentenderam e estão prestes a se matar. Maria tenta dissuadi-los, mas não consegue impedir o confronto. O desfecho da guerra não pode ser mais trágico – os irmãos acabam por matar um ao outro, depois da construção de uma poderosa bomba – construção detalhada em ricas ilustrações no miolo da ótima edição da Editora Ícone. Abismados é, assim, um Heimkehrerroman quase que às avessas. Ao contrário do seu último livro, Insectos, onde Krajzenberg fazia uso de neologismos e explorava os limites da linguagem, em Abismados a linguagem é conservadora, embora, muitas vezes, poética.

Trechos:

“O pensamento é um inseto, um louva-a-Deus, gigante voando atabalhoado, arrancando minha cabeça.” (Pág. 29)

“Morrer é um hábito muito infantil.” (Pág.53)

“Aprendi a viajar parada, esperando o ônibus. Eduquei-me parada. A amar também aprendi parada.” (Pág. 82)

“Na minha infância também tive eu um país. Eu era médico, juiz, aposentado, operário, prefeito e ambulante. Mas digo um país mesmo, Um país com emblemas, muitos emblemas, bandeira, escudo e hino nacional. Um país que cantava dentro da minha cabeça, que se prostrava sob meus pés e tomava conta dos meus braços. Eu amava os efêmeros lugares do meu país. E sabia que nos rios do meu país afluíam pensamentos vaporosos, peixes cegos que tinham medo de mim, já turista que pudesse aparecer. No meu país a noite nunca caía, se deitava mansamente. Era só neste meu país que eu poderia ser feliz. No meu país. E que pena isto tudo não ter sido uma grande metáfora.” (Pág. 144)

Detalhe de ilustração do livro

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 22/03/2010 por .
