Livros que você precisa ler

Cão

Cao (1)

Cão – 1989 – Ed. Atenas.

Joseph Mazzarin Glachenbuch

Suíça

(1928)

Cão, ou Cam, é um personagem bíblico que já nasceu rindo. Filho de Noé, seu nome significa quente ou queimado. A partir dos poucos dados sobre o personagens contidos no Gêneses, Glachenbuch criou um poderoso romance em que o narrador é o próprio Cão –  a escolha da forma Cão (no lugar de Cham ou Cam)  parece ser proposital para explicitar a relação entre o nome próprio e a figura do Diabo, O-que-nunca-se-ri. Misto de romance com pano de fundo teológico, discussão filosófica e narrativa de aventuras, Cão tem um pouco de tudo para quem souber lê-lo.  O livro chegou a ser proibido em alguns países por associar a figura de Jesus ao de um animal. É comum dizer que este Cão, de Joseph Mazzarin Glachenbuch, teria influenciado Thomas Mann a escrever o seu Doutor Fausto. Pena que só no final dos anos oitenta sua obra foi traduzida no Brasil e que, hoje, a maior parte se encontra esgotada.

Trechos:

“Hahahhahaah, Olhe, nu, ali, meu pai. Rir de si, em mim, mesmo em ti. Estar fora de si para estar todo em ti. Rir para sair de toda a verdade do mundo.” (Pág. 38)

“Tu, meu filho, servo dos servos, hahahahahahaha. Que seja falsa toda verdade que não contém um único riso. O riso destruiu a filosofia.” (Pág. 67)

“Jesus, aquele que nunca riu. Era Jesus, assim, animal, cachorro, cão? Ou por isso afirma-se Deus – hahahahah – Difícil responder de tão engraçado. Dor e prazer, o riso.” (Pág 139)

Tradutor: Klaus Bizarri.

O jovem Glachenbuch conheceu Paul Klee em Berna, 1903. Na ocasião, descobriu que queria ser escritor para “fazer com as palavras o que ele faz com os desenhos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 27/12/2010 por .
%d blogueiros gostam disto: