Livros que você precisa ler

A arrogância do Dr. Jörn

Ida Bahr

A arrogância do Dr. Jörn– 2001 – Ed. Mandrágora.

Áustria

(1947)

Ida Bahr, também autora de Por um Caravaggio, escreveu sua obra seminal em 1998, A arrogância do Dr. Jörn.  Trata-se de um romance policial em que a vítima é o narrador. Este, claro, o Dr. Jörn do título, passa a relembrar os momentos mais importantes da sua vida antes da morte eminente. Um monólogo ágil se espalha nas quase duzentas páginas do romance para concluir com uma grande descoberta: nós, leitores, somos os assassinos, que cada página virada é uma punhalada a mais no narrador. Os trechos do monólogo do Dr. Jörn são alternados por transcrições de letras de músicas populares. Em outra chave de leitura, o livro também tem como paradigma a obra de Zacharias Werner chamada Vinte e quatro de fevereiro (Der vierundzwanzigste februar). A arrogância de do Dr. Jörn é uma obra de arte como poucas, alarga a nossa visão de mundo e lembra da nossa mortalidade a cada palavra desferida. É, também, a afasia como estilo literário.

Trechos:

“Fui esfaqueado e estou no chão, perto da janela, costas apoiadas num puzzle que tem, em pedaços, a imagem do mundo.” (Pág. 25)

“Estou morrendo por você, você que me matou, você acorda, vai à estante e nem sabe que está me matando…” (Pág. 56)

“O vermelho devorava a minhas roupas, devorava a minha pele, aos poucos, se alimentando e tornando-se preto.” (Pág. 70)

“Tenho fome, tenho muita fome do tempo, alimento que já não tenho, pomo que me foi negado.” (Pág. 126)

“…tempo esse que já foi contado pela areia infinita, que agora me obriga a fechar os olhos.” (Pág. 191)

Tradução: Hans Peter Silva

2 comentários em “A arrogância do Dr. Jörn

  1. Jugo Exprimido
    24/04/2012

    Lembra muito o estilo da Tatiana Sexo-Quente, com sua linguagem que, segundo a própria, “meio que paira”.

    • Bernardo
      28/05/2012

      Bem lembrado, Jugo. O meiquipairismo anda em voga nos círculos litarários do Rio, do Recife, de Tel Aviv e adjacências.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 02/02/2012 por .
