Livros que você precisa ler

Não tenho nenhuma frase que me venha em auxílio

Não Tenho Nenhuma Frase capa

Saúl Suazo

Não tenho nenhuma frase que me venha em auxílio – 1999 – Ed. Maipú.

Honduras

(1965)

Obcecado pela ideia de que o hebraico e o árabe são as línguas de Deus (já que Ele as usou diretamente nas suas mensagens para judeus e islâmicos nos ahl al-kitab) e que o húngaro é a língua do diabo, o hondurenho Saúl Suazo resolveu escrever um livro demasiadamente humano misturando os três idiomas e convertendo-o de novo ao espanhol, sua língua materna. Assim, segundo o escritor nascido em Tegucigalpa, a sua escrita teria porções ideais de Deus e do diabo. Um livro alquimicamente humano. E tão complexo quanto um tríptico de Bosch. Não tenho nenhuma frase que me venha em auxílio possui um vasto carnaval de personagens percorrendo livrarias e bares da capital hondurenha. A linguagem é prodigiosamente contraditória e o tom maliciosamente irônico – emblemas da humanidade para o bem ou para o mal. Aos poucos acompanhamos asingela história de Martín Manco e seus amigos, sócios em um estúdio de tatuagem. Manco, um artista plástico frustrado, vive de tatuar números nos clientes à maneira dos campos de concentração alemães. Um dia ele recebe a visita de Tomás, um menino que aos doze anos nunca havia saído do quarto e que quer ter um dos números tatuados no braço. Estruturalmente, o livro é apresentado em capítulos em forma de cartas nãoenviadas a mártires do catolicismo e famosos serial killers. Eis um livro que deve ser lido de um gole só.

Trechos:

“Caro Thug Behram,

Não me apercebo do meu olhar pelos números que crescem como pelos. Alterno-me entre casas e árvores. Talvez até tenha.” (Pág. 17)

‘Querido Alojs Andritzki,

Meu cérebro é um bebê sufocando na barriga da mamãe. Não posso dizem muita coisa além disso.” (Pág. 47)

“Eu a volta estou.” (Pág. 79)

Tradução: Antonio Marcos Pereira.

5 comentários em “Não tenho nenhuma frase que me venha em auxílio

  1. Carolina
    24/06/2013

    olá,sou dona de um blog de literatura, e gostaria de saber se estás disponivel para parcerias.
    grata

  2. Matheus
    02/08/2013

    Por favor me ajude, onde eu compre esse livro? Nao achei em lugar nenhum…

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 27/05/2013 por .
