Livros que você precisa ler

Meu pai se chamava Andreas Pum. Meu pai também se chamava Eduard Scham

Meu pai se chamava Andreas Pum. Meu pai também se chamava Eduard Scham – 1999 – Dois Pontos Editora.

Meu pai se chamava Andreas Pum CAPA-2

Konstantin Pavluchenko

Rússia

(1947-2009)

Muito já se falou sobre Konstantin Pavluchenko e sua prosa poética ou sua poesia prosaica onde “o pulso das palavras parece fumaça”. O Livros que você precisa ler traz agora um trecho do seu Meu pai se chamava Andreas Pum. Meu pai também se chamava Eduard Scham. Um livro repleto de citações das suas grande influências literárias. Um livro que tem o perfume do que o autor chama de “descascar o tempo das nozes e o ensinar a andar: o tempo retornando à casca”.

 

Trecho:

Meu pai se chamava Andreas Pum. Meu pai também se chamava Eduard Scham.
(Edição ampliada do Guia das Vias de Comunicação Terrestres, Marítimas e Ferroviárias)
E, claro, Hant´a porque
Papai dançava com a namorada e a fita suja de merda.
A maior parte dos nomes do meu pai são assim.
Mas com tristeza recordam que meu pai também se chamava Svejk, Senhor Cogito e Utz.
Papai ficou com raiva de mim porque eu construí um cone gigante para minha irmã só e unicamente para ela e só no centro da floresta de Kobernausser, um cone.
Papai era um faisão, era Windisch – um fio negro em direção aos arbustos.
E era tio Pepin esperando na cervejaria com minha irmã no colo – São Tekenos.
Muitas vezes os nomes do meu pai não atingem o pensamento
Não atravessam nenhum lado
E ao lado dos que dormem e roncam estão os despertadores de metal, apoiados nas patas como galos, ciscando os grãozinhos dos minutos: menos papai, menos papai, menos papai…
Em que dia Deus criou a mosca, papai? E depois, na terça-feira, na terça-feira, papai Muhamed D. morreu.
– Agora temos que ir – diria minha mãe. – Meu Deus, como a noite cai depressa aqui.

(Pág. 45)

 

Tradução: Antonio Marcos Pereira.

Deixe uma resposta

Informação

Publicado em 15/07/2014 por .
